quinta-feira, 28 de maio de 2009

Excesso de refrigerante pode causar paralisia,afirma estudo

Lembra aqueles anos de sua vida onde você era uma pobre e inocente criança,e sua mãe vivia lhe dizendo que refrigerante demais lhe faz mal? Pois bem,nunca ninguém levou a sério,o máximo seria a barriga crescer;porém,sua mãe possivelmente,estev o tempo todo com a razão.
A revista International Journal of Clinical Practice,realizou um estudo,publicado no site Science Daily,em que consta que,o consumo excessivo de bebidas de cola podem causar danos musculares,que ate mesmo podem chegar a paralesia.
O Dr.Moses Elisaf,do departamento de medicina interna da Universidade da Grécia,que foi o responsável pelos estudos,identificou que com o passar do tempo o consumo de refrigerantes tem aumentado exageradamente;sendo isso não só um grande fator para a obesidade que não para de crescer,como também um dos males para o aumento de vários problemas,como a desmineralização dos ossos,dentes e desenvolvimento da síndrome metabólica e diabetes.
“Evidências sugerem que o consumo excessivo de cola pode levar a hipocalemia, no qual os níveis sanguíneos de potássio caem, causando um efeito adverso nas funções vitais dos músculos“, declarou ele.
Dr. Elisaf e seus colegas chegaram à conclusão que os sintomas podem variar de leve fraqueza à profunda paralisia. Felizmente todos os pacientes estudados apresentaram uma rápida e plena recuperação depois de terem parado de beber cola e passaram a tomar doses via oral ou intravenosa de potássio. Os estudos analisaram pacientes cujo consumo variavam de dois a nove litros de cola por dia.
Alguns casos curiosos são listados pelo Dr. Elisaf, como o de uma mulher de 21 anos que consumia até três litros de cola por dia e queixou-se de fadiga, perda de apetite e vômitos frequentes. Um eletrocardiograma também revelou que tinha um bloqueio no coração. Uma simples redução no consumo excessivo fizeram com que os sintomas diminuíssem.
É importante deixar claro que a pesquisa não tem o intuito de fazer com que as pessoas parem de tomar bebidas à base de cola, mas chamar atenção para o consumo racional. Em 2007, o consumo anual de refrigerantes no mundo alcançou 552 bilhões de litros, algo em torno de 80 litros por pessoa por ano.
Para Dr. Elisaf, os fabricantes de refrigerantes devem incentivar o uso moderado de seus produtos.
E você,o que acha? Vai continuar a beber 5 copos de refrigerante por dia? (rsrs)

Um comentário:

  1. aa c for ponsa ssim ningm vive pq c eu sai d ksa aumentam as xances d eu ser atropelado e por aew vae neh...faça me o favor...jamais abandonarei um delicioso refri kkkkkkkk

    ResponderExcluir