quinta-feira, 28 de maio de 2009

Aurora Boreal,a beleza que muitos desconhecem

Apesar de não ser nenhuma novidade,ainda tem muitas pessoas que não conhecem um dos fenômenos mais lindos da natureza,que nós,meros humanos imperfeitos, podemos observar;a Aurora Boreal.
A Aurora Boreal acontece no pólo norte,causado por uma tempestade magnética,que decorre de explosões no Sol que espalham no espaço e ao contato com as extremidades do Planeta Terra causam efeitos visuais impressionantes.

Auroras boreais são causadas pelo facto do Sol emitir em todas as direções uma grande quantidade de partículas electricamente carregadas, este fluxo de partículas recebe o nome de vento solar, que ao atingir as altas camadas da atmosfera da Terra, são capturadas e aceleradas pelo magnetismo terrestre (que é mais intenso nas regiões polares) formam correntes eléctricas que colidem com átomos de oxigénio e nitrogénio - num processo semelhante à ionização de gases que faz acender o tubo de uma lâmpada fluorescente.

Esses choques produzem radiação em diversos comprimentos de onda, gerando assim as cores características da aurora, em tonalidades fortes e cintilantes. Normalmente, as auroras boreais são esverdeadas pois os átomos de oxigénio das altas camadas atmosféricas emitem luz verde, após serem excitados pelos elétrons de alta velocidade do vento solar. Quando a tempestade é mais forte, camadas mais baixas da atmosfera são atingidas pelo vento solar e a Aurora Boreal pode tornar-se vermelha, cor da luz emitida por átomos excitados de nitrogénio, outro constituinte de nossa atmosfera.
Um verdadeiro show de luz e cor.Feliz são os que tem o privilégio de apreciar este lindo fenômeno pessoalmente.


2 comentários:

  1. e eu perdendo tempo ake em bariri kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. hehe um belo lugar pra se mora ..... vou me pra la ! kkkk hie quando vai por mais foto de carro aeh maninho !

    ResponderExcluir